Volkswagen Nivus GTS é anunciado por R$ 174.990; veja detalhes e ficha técnica
Lançamento dá continuidade à linha esportiva da VW, trazida de volta pelo Polo GTS, em 2018. SUV ganha novo motor 1.4 250 TSI de 150 cv de potência e design renovado para dar esportividade. Vendas começam no dia 9 de maio. Volkswagen Nivus GTS 2025 divulgação/Volkswagen Após mostrar um teaser em outubro do ano passado, a Volkswagen lançou oficialmente nesta terça-feira (29) a versão esportiva de seu SUV cupê compacto: o Nivus GTS. O veículo tem o visual repaginado, mas o grande ganho é a "pimenta" ao motor — uma das carências da versão tradicional. O bloco é o 1.4 250 TSI, que oferece 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O Nivus GTS, portanto, passa a ter a mesma motorização do Polo GTS, que refundou a antiga linha de esportivos intermediários da Volks (abaixo dos GTI) que "renasceu" em 2018, no Salão do Automóvel de São Paulo. (saiba mais abaixo) O lançamento é um projeto totalmente desenvolvido no Brasil. Além das modificações debaixo do capô, ele ganha as linhas de acabamento vermelhas, aerofólio traseiro, rodas aro 18 e os logos exclusivos da linha esportiva, para fazer jus ao nome "GTS". Também estão presentes costuras em vermelho em partes do estofamento dos assentos. Volante, câmbio e saídas de ar também receberam linhas vermelhas, que reforçam o ar de esportividade do SUV. Por fim, ajustes na suspensão — tornando-a mais firme e estável — foram feitos para justificar o sufixo. O novo conjunto custará R$ 174.990 e as vendas começam a partir do dia 9 de maio. Volkswagen Nivus GTS 2025 Para o Nivus GTS, a Volkswagen construiu a nova versão por cima do modelo Highline e por isso ele compartilha muito dos itens de série, como: Central multimídia de 10,1 polegadas Painel de instrumentos digital de 8 polegadas; Quatro portas USB-C (duas na frente e duas atrás); Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); Direção elétrica; Retrovisor fotocrômico; Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; Bancos de couro estilo concha, com duas cores e inscrição "GTS"; Carregamento de celular por indução; Rodas aro 18; Sensor de chuva; Acendimento automático dos farois; Botão para dar a partida; Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; Câmera de ré; Comando digital do ar-condicionado, de uma zona. Além dos apelos visuais, a versão GTS, assim como a Highline, conta com opcionais exclusivos do ADAS (Advanced Driver Assistance System, ou Sistema Avançado de Assistência ao Motorista) como o assistente de mudança e de permanência em faixa, assistente de estacionamento, detector de ponto cego e assistente de saída de vaga. LEIA MAIS VÍDEO: Nivus é um bom carro, mas preço não o ajuda a ser campeão de vendas Nivus 2025: confira o que mudou na nova versão do SUV; VÍDEO Citroën Basalt chega a partir de R$ 89.990, mais barato do Brasil; veja detalhes VW Nivus GTS 2025 Esportivo, mas conectado Com o visual e o motor como grandes destaques, o restante é mais Nivus que GTS: continua a utilizar a mesma plataforma do Polo, que limita bastante o espaço interno mesmo que tenha algumas medidas estendidas. Além disso, o conjunto opera com câmbio automático de seis velocidades, o que não deve agradar os mais puristas que preferem esportivos com câmbio manual. Na cabine, o Nivus GTS pode ser conectado com o celular através de um novo equipamento da central multimídia: o VW Play Connect. São 15 funções, incluindo localização em tempo real, alarmes, alertas de manutenção, trajetos realizados, lembretes de revisões, funções remotas (como trancar o carro) e telemetria. Volkswagen Nivus GTS 2025 divulgação/Volkswagen O aplicativo Meu VW também oferece informações sobre manutenções, manual, agendamento online de serviços e acessos à garantia e ao banco VW. Ao todo, são mais de 90 alertas de manutenção. Dentre eles, nível de óleo do motor baixo, pressão de pneu baixa ou até farol dianteiro com problemas. Há ainda uma ferramenta chamada “abasteça consciente”. Com ela, o motorista pode comparar preços de combustíveis de determinados postos e checar qual é o mais vantajoso (gasolina ou etanol), com base nos respectivos custos. Esse conjunto de serviços tem um custo de R$ 24,90 por mês — valor abaixo do praticado por concorrentes. A Fiat, por exemplo, cobra R$ 50 ao mês pelas mesmas funções. GTS começou no Passat, quatro décadas atrás VW Polo GTS e Virtus GTS divulgação/Volkswagen Por mais que pareça recente, a Volkswagen tem a linha GTS, que significa Gran Turismo Sport, dentro de seu catálogo de veículos desde 1983, com o Passat GTS. Em 1987, surgiu o grande sucesso da linha, o Gol GTS. Em 1991, foi reestilizado para peitar o rival Ford Escort XR3, além do Fiat Uno 1.6R. Em 2018, a Volkswagen reapresentou versões GTS do hatch Polo e do sedã Virtus no Salão do Automóvel de São Paulo. Eram dois conceitos, que se tornaram modelos de linha em 2020. O Polo GTS que foi às lojas tinha diferenças estéticas sutis para o modelo "padrão", que incluíam faróis em LED com filete vermelho, rodas maiores (aro 18 p


Lançamento dá continuidade à linha esportiva da VW, trazida de volta pelo Polo GTS, em 2018. SUV ganha novo motor 1.4 250 TSI de 150 cv de potência e design renovado para dar esportividade. Vendas começam no dia 9 de maio. Volkswagen Nivus GTS 2025 divulgação/Volkswagen Após mostrar um teaser em outubro do ano passado, a Volkswagen lançou oficialmente nesta terça-feira (29) a versão esportiva de seu SUV cupê compacto: o Nivus GTS. O veículo tem o visual repaginado, mas o grande ganho é a "pimenta" ao motor — uma das carências da versão tradicional. O bloco é o 1.4 250 TSI, que oferece 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O Nivus GTS, portanto, passa a ter a mesma motorização do Polo GTS, que refundou a antiga linha de esportivos intermediários da Volks (abaixo dos GTI) que "renasceu" em 2018, no Salão do Automóvel de São Paulo. (saiba mais abaixo) O lançamento é um projeto totalmente desenvolvido no Brasil. Além das modificações debaixo do capô, ele ganha as linhas de acabamento vermelhas, aerofólio traseiro, rodas aro 18 e os logos exclusivos da linha esportiva, para fazer jus ao nome "GTS". Também estão presentes costuras em vermelho em partes do estofamento dos assentos. Volante, câmbio e saídas de ar também receberam linhas vermelhas, que reforçam o ar de esportividade do SUV. Por fim, ajustes na suspensão — tornando-a mais firme e estável — foram feitos para justificar o sufixo. O novo conjunto custará R$ 174.990 e as vendas começam a partir do dia 9 de maio. Volkswagen Nivus GTS 2025 Para o Nivus GTS, a Volkswagen construiu a nova versão por cima do modelo Highline e por isso ele compartilha muito dos itens de série, como: Central multimídia de 10,1 polegadas Painel de instrumentos digital de 8 polegadas; Quatro portas USB-C (duas na frente e duas atrás); Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); Direção elétrica; Retrovisor fotocrômico; Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; Bancos de couro estilo concha, com duas cores e inscrição "GTS"; Carregamento de celular por indução; Rodas aro 18; Sensor de chuva; Acendimento automático dos farois; Botão para dar a partida; Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; Câmera de ré; Comando digital do ar-condicionado, de uma zona. Além dos apelos visuais, a versão GTS, assim como a Highline, conta com opcionais exclusivos do ADAS (Advanced Driver Assistance System, ou Sistema Avançado de Assistência ao Motorista) como o assistente de mudança e de permanência em faixa, assistente de estacionamento, detector de ponto cego e assistente de saída de vaga. LEIA MAIS VÍDEO: Nivus é um bom carro, mas preço não o ajuda a ser campeão de vendas Nivus 2025: confira o que mudou na nova versão do SUV; VÍDEO Citroën Basalt chega a partir de R$ 89.990, mais barato do Brasil; veja detalhes VW Nivus GTS 2025 Esportivo, mas conectado Com o visual e o motor como grandes destaques, o restante é mais Nivus que GTS: continua a utilizar a mesma plataforma do Polo, que limita bastante o espaço interno mesmo que tenha algumas medidas estendidas. Além disso, o conjunto opera com câmbio automático de seis velocidades, o que não deve agradar os mais puristas que preferem esportivos com câmbio manual. Na cabine, o Nivus GTS pode ser conectado com o celular através de um novo equipamento da central multimídia: o VW Play Connect. São 15 funções, incluindo localização em tempo real, alarmes, alertas de manutenção, trajetos realizados, lembretes de revisões, funções remotas (como trancar o carro) e telemetria. Volkswagen Nivus GTS 2025 divulgação/Volkswagen O aplicativo Meu VW também oferece informações sobre manutenções, manual, agendamento online de serviços e acessos à garantia e ao banco VW. Ao todo, são mais de 90 alertas de manutenção. Dentre eles, nível de óleo do motor baixo, pressão de pneu baixa ou até farol dianteiro com problemas. Há ainda uma ferramenta chamada “abasteça consciente”. Com ela, o motorista pode comparar preços de combustíveis de determinados postos e checar qual é o mais vantajoso (gasolina ou etanol), com base nos respectivos custos. Esse conjunto de serviços tem um custo de R$ 24,90 por mês — valor abaixo do praticado por concorrentes. A Fiat, por exemplo, cobra R$ 50 ao mês pelas mesmas funções. GTS começou no Passat, quatro décadas atrás VW Polo GTS e Virtus GTS divulgação/Volkswagen Por mais que pareça recente, a Volkswagen tem a linha GTS, que significa Gran Turismo Sport, dentro de seu catálogo de veículos desde 1983, com o Passat GTS. Em 1987, surgiu o grande sucesso da linha, o Gol GTS. Em 1991, foi reestilizado para peitar o rival Ford Escort XR3, além do Fiat Uno 1.6R. Em 2018, a Volkswagen reapresentou versões GTS do hatch Polo e do sedã Virtus no Salão do Automóvel de São Paulo. Eram dois conceitos, que se tornaram modelos de linha em 2020. O Polo GTS que foi às lojas tinha diferenças estéticas sutis para o modelo "padrão", que incluíam faróis em LED com filete vermelho, rodas maiores (aro 18 polegadas, contra 16 e 17 em outras versões), saias laterais e logotipos GTS em várias áreas do carro, incluindo nos bancos da frente. Agora, o Nivus retoma o nome GTS e deixa o Polo de lado, por mais que ambos compartilhem a mesma plataforma. A troca de um hatch por um SUV esportivo vem do crescente sucesso da categoria nas vendas no Brasil, explica André Drigo, gerente de engenharia da Volkswagen do Brasil. "A gente priorizou o conforto. Então, apesar de ele ser rápido e ter dinâmica esportiva, é alto para andar em pisos que você não quer, como lombadas e valetas. Tiramos o hatch [Polo] e o sedã [Virtus], e temos um SUV", afirma. Nivus GTS precisa de fôlego para peitar o Fastback Abarth Atualmente, o Nivus GTS compete diretamente com o Fiat Fastback Abarth. Seu rival italiano possui um motor consideravelemente mais potente, entregando 185 cv com o Turbo 270 Flex 16V, capaz de oferecer 27,5 kgfm de torque. A aceleração do Fastback Abarth é de 7,6 segundos no 0 a 100 km/h e nele os detalhes para a versão apimentada são mais visíveis, seja com o logo da Fiat substituído por um escorpião, ou o filete vermelho mais pronunciado na parte inferior. Confira o visual do novo VW Nivus